quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

TRATANDO O ESGOTO DAS GRANDE CIDADES

O ciclo da água nas grandes metrópoles segue um caminho vicioso e pernicioso. Toda água é retirada do ambiente de forma consumível e devolvida de forma inaproveitável.
O esgoto doméstico é lançada no leito dos rios, tornando-os poluídos e impróprios para a vida dos animais e do próprio ser humano.
O Senhor Deus criou a terra regada de rios, riachos, ribeiros e lagoas, de tal maneira que houvesse um equilíbrio de fauna, flora e clima.
O ser humano distorceu toda a finalidade das coisas. Polui as fontes de água , destrói as florestas  e passa a ser vítima da sua própria inconsequência.
Diante desse cenário que aí se vislumbra, resta-nos procurarmos, ainda que tardiamente, consertar todo o erro que vem sendo praticado a milênios.
Proponho nessa matéria, uma solução ecológica para o esgoto que é lançado nos cursos de água e que os torna inutilizáveis.
A minha ideia é muito simples: destilar de forma industrial todo o esgoto que seria lançado do meio ambiente, separando os seus componentes e lançando a água no ar em forma de vapor.
E a energia calorífica para alimentar os destiladores industriais, de onde viria ?
Seria utilizada tão somente a energia solar, através de espelhos e lentes convergentes, capazes de proporcionar calor suficiente até para a fusão de muitos tipos de materiais.
Para que tal solução pudesse ser viabilizada, seria necessário que os governantes de cada cidade grande implementasse, em conjunto com a iniciativa privada, indústrias de reciclagem de esgoto, nas quais, os subprodutos fossem aproveitados como adubo, extração de fertilizantes e produção de combustíveis através da biodigestão.
Caberia às universidades, fazer projetos experimentais nesse sentido.
Mas, como eu ia escrevendo, - por causa de outros afazeres , muitas vezes, precisamos interromper a escrita do blog - eu pretendo mostrar aqui como a energia eólica poderia ser utilizada para o tratamento de esgosto nas grandes cidades. Vamos ver se acho algo na internet. Vamos lá.
EXEMPLOS DE AQUECIMENTO COM ENERGIA SOLAR
CALDEIRAS COM AQUECIMENTO SOLAR



Como podemos ver na figura acima, extraída da internet, o tratamento de esgoto no Brasil é muito caro e
ineficiente. O modelo de estações para tratar esgoto passa a ser contraproducente pois não gera lucro.
O modelo baseado em destilação industrial com uso da energia solar, resolveria o problema e médio prazo e teria um custo vinte vezes menor, além de umidificar a atmosfera, lançar água limpa no meio ambiente e fornecer subprodutos que podem ser industrializados tais como fertilizantes, biogás,dentre outros.

Abaixo, trago exemplos da internet, que exemplificam o quanto a energia solar é poderosa:
CONCENTRADOR DE ENERGIA SOLAR (3.000 ºC)

Concentradores parabólicos de energia solar



Nenhum comentário:

Postar um comentário