quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

ÁGUA DAS CHUVAS

Em tempos de crise hídrica , nos quais vivemos atualmente, é de fundamental importância dedicarmos recursos para o armazenamento de águas provenientes das chuvas.
Não se concebe, no nosso entendimento, admitirmos a ideia de uma cidade inundada por enxurradas e, ao mesmo tempo sem uma gota sequer de água tratada nas torneiras.
Eu, quando comecei a escrever, há 14 anos atras, o livro "Economizando energia elétrica", não se cogitava jamais na remota possibilidade de virmos a ter a maior seca de todos os tempos. No meu livro eu abordei a problemática da crise hídrica, muitos anos antes do fato ocorrer.Antes mesmo de publicar este livro, - o que veio a ocorrer só agora,- muitas coisas foram divulgadas e poderiam ser usadas como medidas preventivas.
Acho que ainda há tempo de prever coisas muito piores, porque o clima da terra está alterando-se drasticamente e isso tem inviabilizado quaisquer previsões por mais pessimistas que possam ser.
Mas, o que podemos fazer agora, de imediato é tão somente, armazenarmos água de todas as formas possíveis. Façamos cisternas, poços, compremos milhares de caixas, façamos captadores de chuvas, e tudo o mais que a criatividade e os recursos permitirem.
A nossa maneira de armazenar água já não vai atender aos requisitos impostos pelo crescente aumento de temperatura da terra. Armazenar água em açudes, lagos, represas e congêneres é um convite à enormes perdas do precioso líquido via evaporação. Daqui em diante o melhor reservatório para água deverá ser à prova de evaporação, ou seja, todo vedado.

             PROJETO EXPERIMENTAL DE
APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA
COM A
TECNOLOGIA DA
MINICISTERNA
PARA RESIDÊNCIA URBANA
MANUAL DE CONSTRUÇÃO E INSTALAÇÃO
Versão 1.2 (dez 2014)


Nenhum comentário:

Postar um comentário